solange rezende

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  (1986), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica - São Carlos pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Minnesota, USA (1995-1996).


É professora no Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), desde 1991. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas relacionados com Mineração de Dados e Textos e Sistemas de Recomendação.  Informações específicas sobre publicações e orientações podem ser acessadas em: http://lattes.cnpq.br/8526960535874806.


Além de atuar em ensino e pesquisa em tecnologia é apaixonada pela vida e pela possibilidade de ajudar as pessoas, que desejam, entrarem em movimento para buscar seus sonhos, especificar objetivos/metas e atingir seus resultados. Para apoiar esses aspectos é Coach com formação em: Coaching Integrativo Sistêmico pela AICIS; Master Practitioner pelo Instituto Você; formação em Gestão Emocional de Equipes pelo Cochicho das Águas.

Keynote
Como o conhecimento, obtido de forma automática com a Inteligência Artificial, pode impactar o Futuro Digital?

A Mineração de Dados,  é o processo de extrair padrões em uma grande quantidade de dados e transformá-los em CONHECIMENTO. Hoje em dia uma vasta quantidade de dados é produzida diariamente, seja na web, dados de negócios, dados científicos, dados médicos, entre outros. Vários conjuntos desses dados com centenas ou milhares de atributos e bilhares ou trilhares de registros e a maioria em formatos textuais. A grande quantidade desses dados textuais torna a análise manual ainda mais proibitiva, devia ao alta demanda de tempo, de pessoas e a subjetividade da análise. Extrair conhecimento de tais dados é uma necessidade para analisar demandas, tendências, suporte à tomada de decisões, vantagem competitiva, aumento da eficiência nos processos, dentre outros.
Nesta palestra será abordada como o conhecimento que pode ser obtido de forma automática com a técnica de Mineração de dados amplamente estudada na área de Inteligência Artificial pode impactar a "Construção do Futuro Digital"