viviane lyrio

Bacharel em Ciência da Computação pela Devry Brazil University. Possui certificado ISTQB. Atua como Engenheira de Teste de Software no CESAR, onde organiza Hackathons internos. Em 2016, apresentou um artigo na Conferência Internacional QA&Test, realizada na Espanha, sobre os benefícios de se usar Hackathons no desenvolvimento de projetos e pessoas. Participante da comunidade Women Who Code Recife e voluntária no Technovation Challenge Recife.

Lightning Talk
Engajamento, desenvolvimento e empoderamento feminino através do Hackathon

O Hackathon é um motor de inovação de grande impacto social e vem sendo amplamente utilizado em vários âmbitos da computação. E, devido ao seu alto nível de engajamento e rica troca de experiências, Hackathons podem ser usados como plataforma informal de aprendizado; como forma de reunir mão de obra voluntária; como apoio ao desenvolvimento profissional e pessoal; integração das comunidades de TI, o que acaba fortalecendo e ampliando o networking dos participantes.

Atualmente existem diversas oportunidades para participar de Hackathons, inclusive já existem modalidades que objetivam desenvolver mulheres em TI, como por exemplo, o Technovation Challenge, que acontece anualmente em diversos países do mundo. Os benefícios do hackathon podem ser explorados de diversas formas e o efeito colaborativo do hackathon pode engajar e desenvolver mais mulheres na computação. Isso é EMPODERAMENTO!