anarute3Ana Rute é co-fundadora da Mupi, startup de Campinas que desenvolve soluções digitais para educação e possui um portal de cursos online de formação para professores. Formada em Midialogia pela Unicamp, tem se especializado em empreendedorismo e desenvolvimento web. Representou a Escola Mupi no processo de aceleração The Lisbon Chalenge em Lisboa e atualmente é responsável pela equipe técnica da Mupi. Foi participante do programa Outreachy de inclusão de minorias sociais no mundo de software livre, no projeto Taskcluster da Mozilla.

Lightning Talk
Programa Outreachy: receba para estudar e trabalhar em projetos de software livre

Outreachy é um programa criado com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero em projetos de tecnologia, em especial de software livre. Trata-se de um programa promovido por diversas organizações e empresas como Mozilla, Red Hat, GNOME e Google, e possui a duração de 3 meses. Durante o programa, cada participante recebe o acompanhamento individual de um mentor que trabalha no projeto escolhido e é contemplado(a) com uma bolsa no valor de 5.500 dólares.

Em 2016 tive o privilégio de fazer parte do time Taskcluster da Mozilla e gostaria de compartilhar como foi minha experiência, aprendizados e como funciona o processo seletivo. O Outreachy já teve 368 participantes em 13 turmas e, atualmente, fomenta a inserção de mulheres (cis e trans), homens trans, e pessoas queers do mundo inteiro.